ENGESV - ENGENHARIA SUSTENTÁVEL

ENGESV - ENGENHARIA SUSTENTÁVEL
ENERGIA LIMPA

segunda-feira, 16 de abril de 2012

TCC Gerenciamento de Projetos ...


UNIMINAS UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS LTDA
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS
Autorizada pela Portaria no 577/2000 – MEC, de 03/05/2000

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS

SERGIO VALADÃO MARQUES


PROJETO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PÓ

MARÇO – 2012



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Núcleo de Pós-Graduação: MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios, como requisito para obtenção de título.

Orientador: Alexandre Espada


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Núcleo de Pós-Graduação: MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios, como requisito para obtenção de título.
Orientador: Alexandre Espada

Dedico este trabalho aos meus familiares e aos meus professores e colegas de turma, que pacientemente me ouviram e contribuíram para este estudo. Dedico, por fim ao meu orientador, razão pela qual todos os estudos e análises foram feitas, pela orientação segura e eficaz. Agradeço a todos que direta ou indiretamente participaram da realização desta tese.

                                                           
Administrar o tempo, a vida e as pessoas é um mistério. No mundo, não há nada mais importante do que administrar a si mesmo. O poder de administrar a própria vida vem da conscientização de que o alheio não nos pertence em particular, mas faz parte de um todo que devemos respeitar e amar ao mesmo tempo.
Autor Desconhecido

No princípio da gestão de projetos, o sucesso era medido apenas em termos técnicos, ou seja, o produto era avaliado como adequado ou inadequado. Contudo, à medida que as empresas começaram a entender cada vez mais os processos do gerenciamento, a definição de sucesso se alterou para englobar o cumprimento dos prazos e os custos estimados. Além disso, a qualidade do produto passou a ser definida pelo cliente e não mais pelo fornecedor. No entanto, nem mesmo essa definição mais abrangente pode ser considerada completa. Atualmente, a definição mais adequada é aquela que enuncia que um projeto pode ser considerado como um sucesso se foi realizado dentro do prazo, orçamento e nível de qualidade desejado e atendeu às expectativas do cliente e principais interessados, incluindo a equipe do projeto, órgãos reguladores e ambientais. O estudo teve como metodologia uma avaliação do referencial teórico de artigos nacionais sobre gerenciamento de projetos, como também a elaboração de um projeto para planejar, fabricar, executar e montar os sistemas de captação de pó na unidade armazenadora da CONAB em Uberlândia MG e viabilizar o aprendizado no recursos de gerenciamento de projetos dentro do contexto da obra.

Palavras-chave: Projetos. Gerenciamento. Produtos. Serviços.



In the beginning of project management, success was measured only in technical terms, ie, the product was evaluated as appropriate or inappropriate. However, as companies began to understand more and more management processes, the definition of success changed to include meeting deadlines and estimated costs. Furthermore, the quality of the product began to be defined by the customer rather than by the supplier. However, even this broad definition can be considered complete. Currently, the most appropriate definition is one that states that a project can be considered a success if it was done on time, budget and desired level of quality and met the expectations of the client and key stakeholders, including the project team, regulators and environmental. The study was an assessment methodology of the theoretical framework of national articles on project management, as well as the elaboration of a project to design, build, run and ride the dust collection systems in the storage unit CONAB in Uberlândia MG and enable the learning resources in project management within the context of the work.


Keywords: Projects. Management. Products. Services.


OSHA (Occupacional Safety & Health Administrativo (USA Department Labor), .

NFPA (National Fire Protetion Assotiation),

ABNT  – Associação brasileira de normas técnicas,

IEEE – Institute Of Electrical And Electronics Engineers,

IEC  – International Eletrotechnical Comission,

ISA  – Instrument Society of America

LISTA DE FIGURAS



O poder destrutivo da poeira e gases vai desde a ação no corpo humano, até em concentrações mais elevadas, a explosões, causando danos materiais de grande monta.
Além do pó, a água e a umidade do ar atuam nos grãos e resíduos orgânicos, fermentando-os, gerando gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2).
O gás metano é um combustível com alto poder calorífico, principalmente quando puros fica na faixa 10.000 a 12.000 Kcal/m3, semelhante ao GLP.
Grãos com 24% de umidade, num período de 24/horas são capazes de encher o fundo de uma moega com gás carbônico.
Concentrações elevadas de gás, ou poeira em suspensão quando provocadas por uma fagulha qualquer, podem produzir explosões de níveis bastante altos.
Para prevenir acidentes como estes, nesta área de armazenagem, bem como melhorar as condições de trabalho, é indispensável à ação de limpeza constante além da instalação de sistemas de exaustão captação de pó em ambientes operacionais para armazenagem/movimentação de grãos.
Assim sendo e em total observância às características estruturais do graneleiro no qual estão instalados, estes sistemas de captação de pó tem a abrangência necessária a cada fonte geradora de poeira/gases, tais como moegas, correias transportadoras, elevadores, máquinas de pré-limpeza e limpeza, bem como túneis de descarga do graneleiro/galerias.
Fica claro, portanto que em razão dos requisitos de exaustão dos volumes de ar/poeira/gases a ser exauridos a partir de seus pontos de origem, asseguram, a partir do dimensionamento, o número de renovações de ar requeridas para cada ponto de exaustão, conforme estabelecem as normas da ABNT e as internacionais pertinentes ao tema. [Fonte: Edital Concorrência Pública Conab Nº 001/2008, Pag118/119 - Processo Nº 1799/2008]

2.     JUSTIFICATIVA

Poeira ou pó são uma quantidade de pequenas partículas de variadas origens estruturas e composições, que se depositam a partir da suspensão pelo ar, como poeiras finas denominam-se partículas de pó com um diâmetro inferior a 10 micrômetros (10 µm = 0.01 mm).
Se as partículas de pó são inferiores a 5 (cinco) micrômetros de diâmetro, elas podem penetrar a membrana exterior dos pulmões. A maioria dessas partículas acumula-se então nos espaços disponíveis dentro dos pulmões. Desse modo prolonga-se o trajeto de difusão para o oxigênio, o que dificulta a respiração e provoca a falta de ar do paciente.
A doença resultante chama-se de Pneumoconioses, e é reconhecida geralmente como uma doença profissional típica dos mineiros.
O mesmo se pode dizer da doença Asbestose. No entanto, com a agravante de os filamentos ou microfibras de asbesto serem cancerígenos e também poderem provocar alergias. [Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poeira].
Certas poeiras, quando distribuídas em grandes quantidades e constituídas de pós-inflamáveis podem originar grandes explosões por causa da sua grande superfície.
As explosões em unidades armazenadoras, geralmente possuem por material explosivo a mistura das substâncias ar atmosférico e partículas sólidas em suspensão, as quais neste caso são denominadas como os agentes comburentes e combustíveis, respectivamente a decomposição de grãos pode gerar vapores inflamáveis; se a umidade do grão for superior a 20%, poderá gerar metanol, propanol ou butanol. Os gases metano e etano, também produzido pela decomposição de grãos, são igualmente inflamáveis. As partículas originam-se das impurezas que acompanham a massa de grãos ou do esfacelamento dos grãos.
           Encima destes conceitos e exigências de órgãos ambientais quanto à implantação do novo graneleiro na CONAB de Uberlândia/MG, cujo EDITAL de CONCORRÊNCIA PÚBLICA CONAB Nº 001/2008, PAG118/119 - PROCESSO Nº 1799/2008, foi ganho pelo consorcio ENTERPA/KEPLER WEBER e posterior terceirização do sistema de captação de pó para a SILOÉ LTDA, tendo como responsável técnico o engenheiro Sérgio Valadão Marques e atarefado com acúmulos de projetos que possivelmente e significativamente acarretariam vários atrasos e consequentemente muitos, descontentamentos e prejuízos nas datas de entrega dado a iniciativa de se implantar o gerenciamento de projetos para esta obra.

              A viabilidade do projeto é sustentada em quatro itens: Avaliação financeira, Pesquisa de campo estudo de indicadores de mercado e análise SWOT.

Continua...