ENGESV - ENGENHARIA SUSTENTÁVEL

ENGESV - ENGENHARIA SUSTENTÁVEL
ENERGIA LIMPA

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Medidores de Nível de Pressão Sonora

..."Os medidores de nível de pressão sonora são conhecidos como decibelímetros e são compostos de: microfone, atenuador, circuitos de equalização, circuitos integradores e mostrador graduado em dB. Normalmente, eles possuem 2 curvas de ponderação (equalização A e C), podendo possuir, em alguns casos quatro curvas (equalização A,B,C e D). No mínimo 2 constantes de tempo: lenta e rápida, sendo que alguns podem apresentar as constantes impulso e pico. A faixa de operação destes equipamentos está entre 30 e 140 dB. São caracteristicamente instrumentos de medição instantânea.

Junto com os decibelímetros deve existir sempre um equipamento acessório chamado de calibrador. Este equipamento emite um sinal de amplitude e freqüência (1 kHz) definidos, que permitem fazer a aferição do decibelímetro antes de sua operação.

Outra forma de fazer medição de ruído é com a utilização de dosímetros, que é um aparelho de uso pessoal, que pode ser colocado no bolso ou cintura do trabalhador e com um microfone preso próximo ao seu ouvido, sem interferir em seus movimentos e que avalia o ruído a que o mesmo está exposto durante toda uma jornada de trabalho. O dosímetro apresenta a medida como uma porcentagem da exposição diária permitida. Assim, este equipamento deve ser ajustado de acordo com a legislação a que o trabalhador está submetido para que o valor máximo permitido sempre seja de 100%. Este equipamento considerado como a forma mais precisa de se avaliar o ruído a que o trabalhador está submetido, uma vez que realiza a integração ruído x tempo durante a realização de todas as atividades do trabalhador."...



Fonte: UTILIZAÇÃO DO DOSÍMETRO NAS AVALIAÇÕES DE RUÍDO OCUPACIONAL

Renato Crivellari Creppe       -           Departamento de Engenharia Elétrica - Unesp - Campus de Bauru

Luiz Gonzaga Campos Porto -           Departamento de Engenharia Elétrica - Unesp - Campus de Bauru

Abstract: This paper shows the dosimeter calibration and utilization for safety of the work. Datalogging noise osimeters were utilized to collect noise exposure data. Dosimeter microphones were placed on the shoulder of the workers' dominant hand. All dosimeters were calibrated prior to and following all monitoring events, and calibrations outside the manufacturer's recommendations resulted in sample exclusion. Dosimeters were downloaded directly into a PC for data analysis. Monitored workers reported their name, trade, age, and years of experience for analysis.
Key-wordS: Noise, Safety of the Work